VOLTAR
  • Esporte

Depois de 30 anos, Diadema volta a ter equipe profissional de basquete

Disputando a primeira divisão do Campeonato Paulista Masculino, o objetivo do time diademense é o acesso à divisão principal da competição

  • Depois de 30 anos, Diadema volta a ter equipe profissional de basquete.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 14/08/2023
  • Compartilhar:
  • [addtoany]

Disputando a primeira divisão do Campeonato Paulista Masculino, o objetivo do time diademense é o acesso à divisão principal da competição

Equipe profissional de basquete de Diadema

Depois de 30 anos, Diadema volta a ter equipe profissional de basquete. Foto: Divulgação

O basquete profissional de Diadema está de volta. Depois de cerca de 30 anos, a cidade conta de novo com uma equipe profissional na modalidade, chamada Federação Regional Diadema. O primeiro grande desafio do time, comandado pelo consagrado técnico Júlio Malfi, é o Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão. O objetivo da equipe diademense é o acesso à divisão principal da competição.

O primeiro jogo na competição aconteceu na última sexta-feira (11/08), contra o Basquete Pinda, que terminou com a vitória de Pinda por 76 a 61.

Júlio Malfi, que foi contratado no fim do ano passado como parte desse esforço de reforçar a modalidade na cidade do ABCD paulista, tem história no basquete de Diadema. Em 1987, ele foi convidado para integrar a equipe juvenil e adulta de basquete da cidade, chegando também a treinar as crianças nas escolinhas esportivas do município, antes de partir para jogar e treinar em outras equipes pelo país, como o Clube Atlético Ypiranga, GR Barueri/G-Unit e o América Esporte Clube.

O treinador afirma que a expectativa para o resto do Campeonato Paulista Masculino é a melhor possível. “Estamos muito motivados com a oportunidade de participar de uma competição desse nível! Os treinos vêm acontecendo de segunda aos sábados, muitas vezes dois períodos, e a equipe vem evoluindo sempre! Os jogadores estão muito animados.”

Ainda segundo ele, é difícil apontar os destaques do time, que está bem integrado. “Todos os jogadores são importantes. Temos um mais experiente, o ala/pivô Elivelton dos Santos Soares – que inclusive é o capitão da equipe -, e os outros são todos jovens oriundos da cidade, do Grande ABC, ou convidados a compor a equipe, mas com idade entre 19 e 23 anos”, afirma o técnico.

O próximo jogo do time diademense é contra LSB/Sorocaba, dia 19 de agosto, sábado, às 17h, no Ginásio Ayrton Senna – Rua Oriente Monti, número 115, Centro.