VOLTAR
  • Política

Comunicação de S.Caetano faz balanço sobre canais abertos com a população

Subsecretaria diz que foram utilizados tanto meios tradicionais, como em jornais e revistas quanto canais digitais

  • Subsecretaria de Comunicação, comandada por Fernando Scarmelotti, diz que foram utilizados tanto meios tradicionais, como em jornais e revistas quanto canais digitais
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/12/2019
  • Compartilhar:
  • [addtoany]

 Subsecretaria diz que foram utilizados tanto meios tradicionais, como em jornais e revistas quanto canais digitais

 

Subsecretaria de Comunicação, comandada por Fernando Scarmelotti (1º do lado direito), diz que foram utilizados tanto meios tradicionais, como em jornais e revistas quanto canais digitais

 

A Subsecretaria de Comunicação fez um balanço sobre os canais abertos com a população em 2019. De acordo com a Pasta, o ano foi marcado por diversos novos produtos que  aproximaram a Prefeitura dos mais de 160 mil moradores.

Segundo a Subsecretaria, várias metas foram atingidas com um trabalho  tanto nos meios tradicionais (como em jornais e revistas) quanto nos digitais (com intensificação da presença nas redes sociais e criação de canais no WhatsApp e no Spotify). Ao todo, são 12 novos produtos ou ações lançados pela Comunicação neste ano. Tudo para levar informação com mais eficiência e, principalmente, transparência aos moradores.

“Em uma gestão pública moderna e conectada com a população, é imprescindível levar informação para os vários canais disponíveis, seja na forma mais tradicional, com os impressos, seja explorando os diversos meios que a Internet nos proporciona. E é assim, marcando presença em todos os meios, que prestamos contas da Prefeitura ao morador. Sempre com transparência”, destaca o prefeito José Auricchio Júnior.

Esta diretriz de governo é seguida à risca pela equipe. “Avançamos em transparência ao criar produtos que possibilitam informação e interação em diversas plataformas. Assim, atingimos público crescente, que têm acesso aos serviços e programas inovadores implantados pela Prefeitura de São Caetano. Com esse conceito, atingimos nosso objetivo maior, que é estarmos conectados com a população”, afirma o subsecretário de Comunicação, Fernando Scarmelloti.

Confira os produtos e ações lançados pela Subsecretaria de Comunicação em 2019:

Revista Interativa São Caetano em Movimento – Pontua as principais ações do governo e pode ser acessada no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br, em versões para desktop e mobile. A Ana, assistente virtual da Prefeitura, ajuda o internauta a navegar pela revista, ensinando como assistir vídeos, ouvir os podcasts, acessar o menu, mudar de página e obter mais informações.

Canal no Spotify – A Prefeitura de São Caetano é a primeira do ABC a ter um canal no Spotify. Quem quiser conhecer as ações e novidades é só entrar no app e buscar por Podcasts – Prefeitura de São Caetano do Sul. Já são 15 áudios, que podem ser ouvidos a qualquer hora ou lugar. O usuário também poderá se inscrever no canal para acompanhar as atualizações e inclusões de novos podcasts.

WhatsApp São Caetano – Já são mais de 6,3 mil pessoas cadastradas para o recebimento de notícias da Prefeitura via WhatsApp. Para se cadastrar, basta enviar “oi” ou “olá” para o número 9.8853-2348.

Revista São Caetano em Movimento – Em julho, para comemorar os 142 anos de São Caetano do Sul, foi distribuída em todas as casas a Revista São Caetano em Movimento, versão impressa, com 136 páginas, que pontuou as 102 principais ações do governo. O conteúdo foi agrupado em eixos, para facilitar a leitura. A publicação traz depoimentos de dezenas de moradores sobre os serviços públicos.

Revistas Pelas Ruas dos Bairros – Em novembro, a Prefeitura lançou as revistas Pelas Ruas do Bairro, com conteúdo específico para cada um dos 15 bairros da cidade. A distribuição já começou nos bairros Prosperidade, Santa Paula, São José, Oswaldo Cruz, Barcelona, Fundação, São José, Mauá, Olímpico e Santa Maria. E, nos próximos dias, as publicações começarão a chegar nas casas de quem mora no Cerâmica, Jardim São Caetano, Nova Gerty, Boa Vista e Centro.

Revista da Educação – No primeiro semestre foi publicada a revista Educação Conectada com o Futuro, com informações sobre os serviços de excelência no setor.

Conexão Férias – Pais e alunos das escolas de Ensino Fundamental de São Caetano do Sul têm uma opção inédita: participar da gincana de realidade virtual do Projeto Conexão Férias. O objetivo é proporcionar atividades de lazer e cultura que crianças e adultos possam fazer juntos, explorando pontos turísticos e históricos de São Caetano. O Conexão Férias utiliza tecnologia de realidade virtual inspirada no jogo Pokémon. Bastar fazer o download do aplicativo gratuito Zappar no smartphone ou tablet. Por meio do aplicativo, é possível visualizar animações em 3D que vão propor diversos enigmas indicando locais da cidade para serem visitados.

Atlas da Educação – O Atlas traz todas as informações da Educação pública municipal, desde o berçário até a universidade. A cidade oferece ensino regular de qualidade, além de investir no enriquecimento do currículo dos alunos, auxílios e programas sociais, modernização da estrutura, educação inclusiva, preparação para a vida profissional, desenvolvimento cultural e ações que promovam conscientização ambiental e hábitos saudáveis. Enfim, investe numa formação integral do ser humano. O conteúdo já está pronto e a distribuição às escolas será feita no início de 2020.

SAC 2.0 nas redes sociais – Neste ano, a Prefeitura intensificou a presença nas redes sociais e implantou o SAC 2.0 em suas páginas no Facebook e no Instagram. Assim, todas as dúvidas dos moradores passaram a ser respondidas. Nenhum questionamento é ignorado. A interação foi aprimorada, o que contribuiu para o aumento do número de seguidores no Facebook (de 56.201 em janeiro para 63.965 em dezembro) e, principalmente, no Instagram (8.200 em janeiro para 22.539 em dezembro).

Newsletter São Caetano em Movimento – Em abril foi criada a newsletter São Caetano em Movimento, que reúne as principais notícias da semana e é disparada às sextas-feiras para o público interno da Prefeitura.

Media Training – Em junho foi realizado media training para preparar o prefeito e os secretários para transmitir à imprensa as informações de forma correta e objetiva, reforçando a transparência das decisões governamentais.

Letras-Caixa – No fim de julho foram instaladas letras-caixa nas avenidas Presidente Kennedy (na praça do chafariz) e Guido Aliberti (no entroncamento com a Almirante Delamare). O nome da cidade, colorido, simboliza a vida e a alegria de viver em São Caetano do Sul. Já o coração representa o amor, a integração e a conexão, contribuindo para o morador revelar o orgulho de pertencer ao município. Prova disso são as inúmeras postagens em redes sociais ao lado dos novos cartões-postais.