Com 110 mil empregos formais, S.Caetano tem mais registros do que população economicamente ativa
Dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do governo federal
- Prefeitura programa férias dos professores de São Caetano para 5 de janeiro. Fofo: Divulgação/PSCS
- Por: Redação
- Publicado em: 11/07/2019
- Compartilhar:
- [addtoany]
Dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do governo federal
Segundo o levantamento, a cidade fechou o mês de maio com 110.086 postos de trabalho com carteira assinada. Isso significa dizer que há 1,09 emprego formal para cada morador inserido ou que busca ingressar no mercado de trabalho. O índice considera estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que aponta que 63% da população é economicamente ativa.
A proporção emprego formal / população economicamente ativa de São Caetano é muito superior à do Estado de São Paulo (0,41) e do Brasil (0,30).
“Os números do Caged mostram uma evolução mês a mês. Essa curva crescente, contínua, faz São Caetano atingir patamares de emprego pregressos aos da criseeconômica, resultando nessa condição extremamente favorável, de ter mais emprego formal que população economicamente ativa”, destaca o secretário municipal da Sedeti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação), Fernando Trincado.
A Sedeti efetiva esforços na organização e divulgação da oferta de cursos de capacitação, voltados aos munícipes que buscam novas oportunidades no mercado de trabalho, e, também, no desenvolvimento de políticas públicas de apoio às empresas da cidade.
Entre as ações está o Portal do Emprego (portaldoemprego.saocaetanodosul.sp.gov.br). O site é um canal que liga os munícipes interessados na colocação ou recolocação profissional às empresas que ofertam vagas de trabalho. A busca pelas oportunidades pode ser feita por cidades, áreas de interesse e cargo. O cadastro de currículos é grátis.
Há também convênios com o Sebrae e outras instituições para palestras, cursos e estímulos à formalização, como o posto de atendimento do Sebrae Aqui, de consultoria, e o Escritório Regional da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), que recebe os processos para a formalização de empresas. Todos os departamentos (incluindo a Sedeti) funcionam no Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro).