Carla Morando garante carreta da mamografia para Ribeirão Pires
Programa do Estado prevê mais de 375 atendimentos no principal procedimento à prevenção ao câncer de mama; equipamento fará os exames, gratuitamente, entre os dias 5 e 13/11
- Carreta do Programa do Estado fará os exames, gratuitamente, entre os dias 5 e 13/11, em Ribeirão Pires.
Foto: Divulgação/PMA-Roberto Mourão
- Por: Redação
- Publicado em: 29/10/2019
- Compartilhar:
- [addtoany]
Programa do Governo do Estado prevê mais de 375 atendimentos no principal procedimento à prevenção ao câncer de mama; equipamento de Saúde realizará os exames, gratuitamente, entre os dias 5 e 13/11
A deputada estadual Carla Morando (PSDB) conseguiu junto ao Governo do Estado, a unidade móvel da Carreta Mulheres de Peito, para a cidade de Ribeirão Pires, entre os dias 5 e 13 de novembro. O equipamento de Saúde irá realizar exames gratuitos de mamografia na cidade, com cronograma para efetuar mais de 375 atendimentos.
No período, serão distribuídas 50 senhas por dia para a realização dos exames durante a semana e 25 senhas, a cada sábado.
As mulheres, entre 35 a 49 anos, deverão levar o cartão do SUS, RG e o pedido médico. Para mulheres acima dos 50 anos, não é necessário pedido médico – apenas o cartão do SUS e o RG.
Fisioterapeuta por formação e especialista no tratamento de mulheres mastectomizadas, a líder do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo quer ajudar as mulheres a prevenir a doença.
“Trabalhei com pacientes diagnosticadas com câncer de mama no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) de São Bernardo. Assim que assumi o cargo, tracei como objetivo levar a carreta para todo o Grande ABC. Essa iniciativa é essencial para ajudar a identificar diagnóstico precoce do câncer de mama. Descobrir o problema logo no início facilita e ajuda no tratamento, permitindo mais qualidade de vida para essas mulheres”, explicou Carla.
Atualmente, Ribeirão Pires conta com uma fila de espera de 120 mulheres, que aguardam para realizar o procedimento. Com o equipamento de Saúde, a fila de espera será zerada no município.
Ao longo da campanha, as mulheres que apresentarem alteração no exame serão convocadas, entre os dias 14 a 16 de novembro, para a serem submetidas a uma ultrassonografia das mamas. Os resultados podem ser retirados na própria carreta e, ao final da campanha, serão encaminhados para a UBS Central da cidade.
Além de Ribeirão Pires, Carla Morando, também solicitou a carreta “Mulheres de Peito” para outros municípios, entre eles São Bernardo, Santo André e Mauá.