Bafta anuncia ganhadores do prêmio de 2022
Premiação britânica é considerada a segunda maior honraria do cinema, também é conhecida como o “Oscar Britânico”
- Longa 'Ataque dos Cães', protagonizado por Benedict Cumberbatch, foi considerado o melhor filme.
Foto: Netflix
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 14/03/2022
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Premiação britânica é considerada a segunda maior honraria do cinema, também é conhecida como o “Oscar Britânico”
Os vencedores do prêmio BAFTA, escolhidos pela Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas, foram divulgados neste fim de semana. O campeão da categoria de melhor filme e melhor direção no Bafta foi o “Ataque dos cães “.
O longa da Netflix conta a história de um fazendeiro durão que trava uma guerra de ameaças contra a nova esposa do irmão e seu filho adolescente, até que antigos segredos vêm à tona. A premiação ocorreu neste domingo (14/03), e contou com outros títulos como Belfast, Não Olhe para Cima, Duna , Licorice Pizza, , Noite Passada em Soho e 007: Sem Tempo para Morrer.
A premiação é conhecida pela sua rigidez nas suas avaliações, o que a torna muito prestigiada no meio cinematográfico, o peso que o Bafta tem é tão grande que chega a ser considerada a segunda maior prêmio do cinema mundial, tanto que ganha o apelido de “Oscar Britânico”.
Acompanhe abaixo os vencedores
Melhor filme
- “Belfast”
- “Não Olhe Para Cima”
- “Duna”
- “Licorice Pizza”
- “Ataque dos Cães”
Melhor filme britânico
- “After Love”
- “Ali & Ava”
- “Belfast”
- “Boiling Point”
- “Cyrano”
- “Everybody’s Talking About Jamie”
- “Casa Gucci”
- “Noite Passada em Soho”
- “007 – Sem Tempo Para Morrer”
- “Identidade”
Melhor filme de língua não inglesa
- “Drive My Car”
- “A Mão de Deus”
- “Mães Paralelas”
- “Petite Maman”
- “The Worst Person in the World”
Melhor direção
- Aleem Khan, por “After Love”
- Ryûsuke Hamaguchi, por “Drive My Car”
- Audrey Diwan, por “Happening”
- Paul Thomas Anderson, por “Licorice Pizza”
- Jane Campion, por “Ataque dos Cães”
- Julia Ducournau, por “Titane”
Melhor roteiro original
- “Apresentando os Ricardos” (Aaron Sorkin)
- “Belfast” (Kenneth Branagh)
- “Não Olhe Para Cima” (Adam McKay)
- “King Richard: Criando Campeãs” (Zach Baylin)
- “Licorice Pizza” (Paul Thomas Anderson)
Melhor roteiro adaptado
- “No Ritmo do Coração” (Siân Heder)
- “Drive My Car” (Ryûsuke Hamaguchi)
- “Duna” (Denis Villeneuve)
- “A Filha Perdida” (Maggie Gyllenhaal)
- “Ataque dos Cães” (Jane Campion)
Melhor atriz
- Lady Gaga, por “Casa Gucci”
- Alana Haim, por “Licorice Pizza”
- Emilia Jones, por “No Ritmo do Coração”
- Renate Reinsve, por “The Worst Person in the World”
- Joanna Scanlan, por “After Love”
- Tessa Thompson, por “Identidade”
-
Melhor ator
- Benedict Cumberbatch, por “Ataque dos Cães”
- Leonardo DiCaprio, por “Não Olhe Para Cima”
- Stephen Gragam, por “Boiling Point”
- Will Smith, por “King Richard: Criando Campeãs”
Melhor atriz coadjuvante
- Citriona Balfe, por “Belfast”
- Jessie Buckley, por “A Filha Perdida”
- Ariana DeBose, por “Amor, Sublime Amor”
- Ann Dowd, por “Mass’
- Aunjanue Ellis, por “King Richard: Criando Campeãs”
- Ruth Negga, por “Identidade”
Melhor ator coadjuvante
- Mike Faist, por “Amor, Sublime Amor”
- Ciarán Hinds, por “Belfast”
- Troy Kotsur, por “No Ritmo do Coração”
- Woody Norman, por “Sempre em Frente”
- Jesse Plemons, por “Ataque dos Cães”
- Kodi Smit-McPhee, por “Ataque dos Cães”
Melhor elenco
- “Boiling Point”
- “Duna”
- “A Mão de Deus”
- “King Richard: Criando Campeãs”
- “Amor, Sublime Amor”
Melhor documentário
- “Becoming Cousteau”
- “Cow”
- “Flee”
- “The Rescue”
- “Summer of Soul (… ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)”
Melhor animação
- “Encanto”
- “Flee”
- ‘Luca”
- “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”
Melhor trilha sonora
- “Apresentando os Ricardos” (Daniel Pemberton)
- “Não Olhe Para Cima” (Nicholas Britell)
- “Duna” (Hans Zimmer)
- “A Crônica Francesa” (Alexandre Desplat)
- “Ataque dos Cães” (Jonny Greenwood)
Melhor fotografia
- Greig Fraser, por “Duna”
- Dan Laustsen, por “O Beco do Pesadelo”
- Linus Sandgren, por “007 – Sem Tempo Para Morrer”
- Ari Wegner, por “Ataque dos Cães”
- Bruno Delbonnel, por “A Tragédia de Macbeth”
Melhor edição
- “Belfast” (Úna Ní Dhonghaíle)
- “Duna” (Joe Walker)
- “Licorice Pizza” (Andy Jurgensen)
- “007 – Sem Tempo Para Morrer” (Tom Cross & Elliot Graham)
- “Summer of Soul (… ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)” (Joshua L. Pearson)
Melhor design de produção
- “Cyrano” (Sarah Greenwood & Katie Spencer)
- “Duna” (Patrice Vermette & Zsuzsanna Sipos)
- “A Crônica Francesa” (Adam Stockhausen & Rena DeAngelo)
- “O Beco do Pesadelo” (Tamara Deverell & Shane Vieau)
- “Amor, Sublime Amor” (Adam Stockhausen & Rena DeAngelo)
Melhor figurino
- Jenny Beavan, por “Cruella”
- Massimo Cantini Parrini, por “Cyrano”
- Robert Morgan & Jacqueline West, por “Duna”
- Milena Canonero, por “A Crônica Francesa”
- Luis Sequeira, por “O Beco do Pesadelo”
Melhor cabelo e maquiagem
- “Cruella”
- “Cyrano”
- “Duna”
- “Os Olhos de Tammy Faye”
- “Casa Gucci”
Melhor som
- “Duna”
- “Noite Passada em Soho”
- “007 – Sem Tempo Para Morrer”
- “Um Lugar Silencioso: Parte II”
- “Amor, Sublime Amor”
Melhores efeitos especiais
- “Duna”
- “Free Guy: Assumindo o Controle”
- “Ghostbusters: Mais Além”
- “Matrix Resurrections”
- “007 – Sem Tempo Para Morrer”
Melhor curta britânico em animação
- “Affairs of the Art”
- “Do Not Feed the Pigeons”
- “Night of the Living Dead”
Melhor curta britânico
- “The Black Cop”
- “Femme”
- “The Palace”
- “Stuffed”
- “Three Meetings of the Extraordinary Committee”
Melhor estreia de um roteirista, diretor ou produtor britânico
- Aleem Khan, por “After Love”
- James Cummings & Hester Ruoff, por “Boiling Point”
- Jeymes Samuel, por “Vingança & Castigo”
- Posy Dixon & Liv Procter, por “Keyboard Fantasies”
- Rebecca Hall, por “Identidade”