VOLTAR
  • Cidades
  • São Caetano

Auricchio entrega a UBS Roberto Alves Marangon – Padre Beto, no Bairro Nova Gerty

UBS Roberto Alves Marangon funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, iniciando as atividades no próximo dia 13 de maio

  • Auricchio entrega a UBS Roberto Alves Marangon - Padre Beto, no Bairro Nova Gerty.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 11/05/2024
  • Compartilhar:
  • [addtoany]

UBS Roberto Alves Marangon funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, iniciando as atividades no próximo dia 13 de maio

Auricchio entrega a UBS Roberto Alves Marangon - Padre Beto, no Bairro Nova Gerty

Auricchio entrega a UBS Roberto Alves Marangon – Padre Beto, no Bairro Nova Gerty. Foto: Divulgação

Os moradores do Bairro Nova Gerty, em São Caetano do Sul, têm à disposição mais um espaço de saúde: a UBS Roberto Alves Marangon, localizada na Rua Nelly Pelegrino, 930. A entrega foi realizada nesta sexta-feira (10/05) pelo prefeito, José Auricchio Júnior e pela secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, iniciando as atividades no próximo dia 13 de maio. A obra teve investimento de R$ 685 mil, incluindo a instalação de um elevador com alimentação de energia fotovoltaica, uma fonte de energia renovável e limpa que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade.

“A nova unidade está localizada entre a UBS Angelo Zambon e o Policlínico Gentil Rstom, em uma das áreas mais populosas do município. Era uma antiga demanda e um compromisso de campanha ter mais um espaço de saúde no Nova Gerty. Seguimos investindo na Atenção Básica e no modelo de sucesso que é a Estratégia Saúde da Família, que chega o mais próximo possível dos usuários e daqueles que precisam”, afirmou Auricchio.

A nova UBS terá duas equipes ESF (Estratégia Saúde da Família), cada uma com um médico da família, um enfermeiro, um auxiliar de Enfermagem e quatro Agentes Comunitários de Saúde, além de ginecologista e pediatra. “A unidade terá capacidade para realizar 6 mil atendimentos por mês, entre vacinas, papanicolau, curativos, acolhimentos e exames. Do total, dois mil serão de consultas. As equipes ESF vão oferecer a possibilidade de atender mais duas mil famílias da região. Vamos conseguir dobrar a quantidade de atendimentos das pessoas dessa região”, explicou Regina Maura.

No prédio funcionou até julho de 2023 o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). O espaço recebeu substituição de todo o piso no térreo, instalação de elevador, três consultórios multiuso, um consultório de ginecologia, sala de atendimento da ESF (Estratégia Saúde da Família), farmácia, copa, sala de coleta e medicações, sala de enfermagem, sala de procedimentos, sala de vacinas, banheiro adaptado, sala de coordenação e almoxarifado. Foi realizada pintura geral interna e externa, revisão da rede elétrica, revisão dos telhados, troca de calhas e rufos, e climatização.

PADRE BETO

A nova UBS leva o nome do Padre Roberto Alves Marangon, nascido em São Caetano do Sul. “Quem conheceu o Padre Beto sabe a importância que ele teve, não apenas para a Paróquia, mas para toda cidade. Ele transformou a comunidade da Paróquia São Bento, o Bairro Olímpico e adjacências”, afirmou o prefeito.

Padre Beto, como era conhecido, era Bacharel em Ciências Biológicas e licenciado em Ciências, com habilitação em Biologia. Foi ordenado diácono em maio de 1992, na Paróquia Nossa Senhora da Candelária e, também, esteve à frente da Paróquia São Bento, no Bairro Olímpico. Padre Beto, faleceu no dia 2 de outubro de 2023.

“Nossa família está tomada de emoção. Meu irmão sempre se sensibilizou diante dos doentes e ter seu nome em uma unidade de saúde faz, para nós, todo o sentido”, afirmou a irmã do Padre beto, Cibele Alves Marangon.

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, também prestigiou o ato, assim como diversos padres de São Caetano.