Auricchio diz que delegado se equivocou ao soltar ladrão preso por GCMs
Declaração do prefeito de São Caetano foi dada após entrega de 16 cicloviaturas para guardas municipais neste domingo
- Declaração do prefeito de São Caetano em defesa dos GCMs foi dada após entrega de 16 cicloviaturas para guardas municipais neste domingo.
Foto: Gislayne Jacinto
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 20/10/2019
- Compartilhar:
- [addtoany]
Declaração do prefeito de São Caetano foi dada após entrega de 16 cicloviaturas para guardas municipais neste domingo
O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, após entregar 16 cicloviaturas para os GCMs (Guardas Civis Municipais) neste domingo (20/10) defendeu a atuação da Corporação e criticou a postura de um delegado da cidade que soltou recentemente um ladrão preso em flagrante pela Guarda.
“O delegado se equivocou ao liberar (o ladrão). Se o delegado entende que a guarda municipal não tem a autoridade para realizar o flagrante, ele deveria ter chamado outras forças policiais para fazê-lo, O que não poderia ter ocorrido foi a soltura do bandido flagrado”, disse o prefeito.
De acordo com Auricchio, a GCM de São Caetano é muito efetiva e melhor que muitas outras do Brasil, no combate à criminalidade. “O papel da guarda municipal é muito cinzento no País. Recentemente começaram a surgir inúmeros projetos de lei que incluem a GCM como polícia e tenho a sensação de que após a reestruturação do sistema de segurança pública os papéis da Guarda deverão ser repensados”, afirmou.
Entenda o caso polêmico
Em 9 de outubro, a GCM efetuou a prisão de um ladrão que ameaçou de morte uma vítima usando um simulacro de pistola. O criminoso subtraiu um celular. Uma viatura da Corporação conseguiu detê-lo no bairro Fundação. O criminoso ainda tentou fugir e jogar o simulacro ao chão. Ele confessou aos guardas ter praticado o crime. A vítima também reconheceu o ladrão.
No entanto, ao chegar na Delegacia, o delegado George H. Franchon Marques Gonçalves registrou o BO (Boletim de Ocorrência), mas liberou o criminoso sob a alegação de que os GCMs ultrapassaram seus limites de atribuição.
O delegado questionou o procedimento dos GCMs. “Verifica-se pelo ocorrido que a despeito dos fatos, de ordem criminal, conforme natureza da ocorrência lançada, que a busca pessoal não deu em conformidade com o que disciplina o capítulo IX do Código de Processo Penal, que prevê as únicas possibilidades a realizada no caso de prisão em flagrante, de fato conhecido antes da revista e não por descobrir após ela, e quando houver fundada suspeita, que não se confunde com atitude suspeita, de arma proibida ou de objetos e papéis que constituam corpo de delito, oportunidade que somente policiais poderão implementá-la”, relatou no BO.
A Secretaria de Estado da Segurança também se posicionou na ocasião e informou que a Delegacia de São Caetano instaurou inquérito policial para investigar a ocorrência apresentada pela Guarda Civil Municipal. “A Delegacia Seccional de São Bernardo do Campo comunicou a 11ª Corregedoria Auxiliar do Demacro para a apuração de eventuais irregularidades na conduta do delegado”, informou a Secretaria estadual por meio de nota oficial.
BIKE PARA A GCM
A entrega de 16 bikes ao pelotão de ciclopatrulha da GCM aconteceu durante a entrega da revitalização da Praça Itália, no Bairro Fundação, onde também existe uma base da Guarda, que também foi reformada. “A entrega dessas 16 cicloviaturas é mais um complemento para a guarda”, afirmou Auricchio.
De acordo com o secretário de Segurança, Jorge Salgado, os equipamentos proporcionarão melhor desempenho no deslocamento, conforto no patrulhamento preventivo, menor tempo-resposta no atendimento de ocorrências e versatilidade no embarque e desembarque.