Ator Paulo Gustavo tem piora grave após sofrer embolia
Humorista teve insuficiência cardíaca e lesões cerebrais devido à uma fístula broncovenosa; antes da piora interagiu com o marido
- Ator Paulo Gustavo morre de Covid aos 42 anos.
Foto: Divulgação
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 03/05/2021
- Compartilhar:
- [addtoany]
Humorista teve insuficiência cardíaca e lesões cerebrais devido à uma fístula broncovenosa; antes da piora interagiu com o marido
Paulo Gustavo sofreu uma piora em seu estado de saúde. A assessoria de imprensa confirmou o quadro e emitiu nota na qual informa que o humorista de 42 anos teve uma embolia devido à uma fístula bronquíolo-venosa, que é a abertura entre os pulmões e as veias.
Antes da piora significativa em seu estado de saúde, Paulo Gustavo chegou a acordar e interagir com o marido, Thales Bretas, neste domingo (02/05), diz o comunicado.
“Internado desde 13 de março, no Rio de Janeiro, com quadro de COVID-19, Paulo Gustavo permanece no Serviço de Terapia Intensiva e nas últimas 24 horas surgiram complicações graves. Depois de alguma melhora, Paulo Gustavo subitamente piorou no dia de ontem. A equipe médica emitiu, hoje, novo boletim: ‘Ontem à tarde, após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido”, diz o comunicado.
“À noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa. Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade. A família do ator continua agradecendo todo o carinho e pedindo orações para uma recuperação de Paulo Gustavo, assim como das demais pessoas acometidas por essa doença terrível”, finalizou a nota.
Grupo de oração
A atriz e amiga Ingrid Guimarães participou na manhã desta segunda-feira do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da TV Globo. Ela ficou emocionada ao falar do ator e afirmou que os amigos próximos de Paulo criaram um grupo de oração para ele superar essa doença. “A gente está vivendo em suspensão, nós, os amigos. A gente tem um grupo de oração, que a gente ora todo dia. A gente está ali na fé, a gente não aceita que ele não volte. O Paulo conseguiu uma coisa que ninguém conseguiu nesse país, uniu direita, esquerda, centro, todas as camadas de público. É um Brasil torcendo por uma pessoa. Onde eu vou, desde o meu porteiro até taxista, pessoas que nem conhecem ele me ligam diariamente e perguntam como ele está. O Paulo é um símbolo muito forte de alegria. Para gente é uma tristeza”, disse Ingrid.
Doença
Paulo Gustavo Paulo Gustavo está internado desde 13 de março e foi intubado em 21 de março. Em 2 de abril e le apresentou piora no quadro respiratório e a equipe médica optou pela terapia por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) na UTI. Essa técnica é conhecida como pulmão artificial que auxilia na oxigenação do sangue.
Em 4 e 9 de abril, Paulo Gustavo passou por procedimentos por via endoscópica (toracoscopia) para corrigir fístulas bronco-pleurais, uma comunicação anormal entre brônquios e pleura, a membrana dos pulmões, que permite o vazamento de ar.
No dia 11 de abril, o ator continuava em estado crítico e os médicos informaram que houve nova fístula e recebeu reposição de fatores de coagulação. Quatro dias depois, o humorista foi submetido a várias intervenções, como broncoscopias, e alguns procedimentos cirúrgicos para controlar as controlaram hemorragias.