Atleta do Time SP bate recorde mundial de levantamento de peso
Mariana D'Andrea conquistou primeiro ouro brasileiro na modalidade levantando 151 kg, maior marca da categoria em Dubai
- Atleta do Time SP bate recorde mundial de levantamento de peso.
Foto: Divulgação
- Por: Redação
- Publicado em: 29/08/2023
- Compartilhar:
- [addtoany]
Mariana D’Andrea conquistou primeiro ouro brasileiro na modalidade levantando 151 kg, maior marca da categoria em Dubai
No último fim de semana, a atleta do Time São Paulo Paralímpico, Mariana D’Andrea, conquistou a primeira medalha de ouro do país no Mundial de Halterofilismo Paralímpico, que acontece em Dubai. Além do feito, a atleta bateu recorde mundial na categoria até 79kg, levantando 151 kg e vencendo a nigeriana Bose Omolayo, até então era líder do ranking na categoria, e que nessa disputa levantou 150kg, ficando atrás da brasileira.
A prova teve outras quebras de recorde, que inicialmente era de Bose (145 kg, conquistado no Egito em 2022). Mariana suportou 141 kg (recorde das Américas), 146 kg (recorde mundial) e os 151 kg que garantiram a medalha de ouro e a nova marca recorde.
Com uma delegação que supera a convocada na edição anterior (18 participantes), a equipe brasileira conta com um total de 23 halterofilistas, com Mariana representando o Time SP. O Mundial de Halterofilismo Paralímpico está sendo realizado de 22 a 30 de agosto.
Time SP
Criado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, o Time São Paulo Paralímpico 2023 conta com R$ 6 milhões de investimento da SEDPcD direcionados a 106 atletas de 14 modalidades, que representam o estado e o país em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano.
No mês de julho, 25 atletas do Time SP que participaram do Mundial de Atletismo Paralímpico, em Paris, conquistaram metade das medalhas brasileiras. (https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/time-sp-conquista-metade-das-medalhas-brasileiras-no-mundial-de-atletismo-paralimpico-em-paris/).
Em agosto, outros nove atletas do Time SP que disputaram o Mundial de Natação Paralímpica, na Inglaterra, ganharam 21 das 46 medalhas brasileiras. (https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/time-sp-conquista-21-medalhas-brasileiras-no-mundial-de-natacao-paralimpico/). Também em agosto, atletas do Time SP fizeram bonito no Mundial de Canoagem Paralímpica, na Alemanha.