Após escândalo com nome de ex-presidente, Fundação do ABC tem novo comando
Procurador de São Bernardo vai substituir Carlos Maciel, que renunciou ao cargo em maio depois de ser envolvido em denúncia da Polícia Federal
- Procurador de São Bernardo assume presidência da Fuabc.
Foto: divulgação
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 26/07/2018
- Compartilhar:
- [addtoany]
Procurador de São Bernardo vai substituir Carlos Maciel, que renunciou ao cargo em maio depois de ser envolvido em denúncia da Polícia Federal
O procurador-geral de São Bernardo Luiz Mario Pereira de Souza Gomes é o novo presidente da Fundação do ABC. Indicado pelo prefeito Orlando Morando (PSDB) para o mandato 2018-2019, o advogado foi empossado nesta quinta-feira (26/07) em reunião do Conselho de Curadores – órgão máximo de deliberação da Fuabc.
O procurador vai substituir Carlos Maciel, ex-secretário de Assuntos Governamentais da Prefeitura de São Bernardo, que renunciou ao cargo, em 9 de maio, dia em que a PF (Polícia Federal) deflagrou a Operação Prato Feito que investiga prefeituras que estariam desviando verbas de contrato da merenda escolar. Das 19 Prefeituras investigadas no Estado, duas são do ABCD: Mauá e São Bernardo.
Ocorre que pela PF, o empresário Fábio Favaretto, genro de Carlos Maciel, atuava como um dos lobistas, que supostamente praticavam o crime de tráfico de influência ou de corrupção ativa, mediando os interesses dos empresários junto aos prefeitos, seus assessores e/ou secretários, garantindo-lhes pagamento de vantagem indevida mediante a promessa de futuros contratos públicos a serem estabelecidos em favor dos empresários corruptor. Fábio é dono da empresa Le Garson Alimentação e Serviços Ltda, que atua na cidade, de acordo com a Polícia Federal.
Posse
A médica Adriana Berringer Stephan estava no comando da Fundação interinamente e retorna à função de vice-presidente, recomendada por São Caetano. Não houve mudança na Secretaria-Geral da instituição, que segue sob comando de Edson Salvo Melo, designado por Santo André.
Eleito por unanimidade, Luiz Mario ressaltou a questão da votação do Conselho. “Não tenho perfil político. Sigo o caminho técnico da representação do município, conforme o contexto empregado na Procuradoria. Conheço a história da Fuabc em razão dos vínculos com a Prefeitura de São Bernardo e chego com uma missão muito parecida com a que desempenho no município”, afirmou.
Desafio em Mauá
Entre os primeiros desafios, Luiz Mario Souza assume a Fundação do ABC em meio a tratativas com a Prefeitura de Mauá para solução do contrato de gestão do Complexo de Saúde de Mauá (COSAM) e negociações para o pagamento da dívida de mais de R$ 120 milhões do município com a FUABC. O contrato atual foi prorrogado por 30 dias e está vigente até o final de julho. Conforme orientado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, espera-se para os próximos dias a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que regule um novo contrato de gestão para o COSAM.