Antigos prédios da HP em São Bernardo são implodidos; Veja vídeo
Operação especial envolvendo departamento de trânsito, Defesa Civil e iniciativa privada foi montada para garantir a segurança de moradores e imóveis do entorno Neste domingo (12/11), foi realizada a implosão de cinco prédios da antiga empresa HP, em terreno situado na Estrada Samuel Aizemberg, 1.707, em São Bernardo. A ação foi comandada pela iniciativa privada […]
- Antigos prédios da HP em São Bernardo são implodidos. Reprodução/Vídeo
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 12/11/2023
- Compartilhar:
- [addtoany]
Operação especial envolvendo departamento de trânsito, Defesa Civil e iniciativa privada foi montada para garantir a segurança de moradores e imóveis do entorno
Neste domingo (12/11), foi realizada a implosão de cinco prédios da antiga empresa HP, em terreno situado na Estrada Samuel Aizemberg, 1.707, em São Bernardo. A ação foi comandada pela iniciativa privada com apoio da Prefeitura no perímetro próximo ao local, por meio do departamento de trânsito e Defesa Civil. O evento teve a duração prevista de 14 segundos. Um raio de 200 metros no entorno do local foi isolado.
A operação foi conduzida pela Demolidora Lobato, liderada pelo engenheiro Frederico Lobato, utilizando 450kg de explosivos. A empresa gravou a ação e cedeu o vídeo (veja acima).
Segundo a Defesa Civil, ao todo, 200 imóveis foram desocupados para que não houvesse riscos aos moradores. Entre 8h40 e 9h10 as casas ficaram vazias como medida de segurança. Os prédios também foram ‘envelopados’ com camadas de telas para evitar o risco de lançamento de fragmentos.
Oito pontos de controle foram montados pela Defesa Civil, com interdição temporária: Rua Rio de Janeiro, Estrada Fukutaro Yida, Avenida Pirâmide (saída), Estrada Particular Sadae Takagi, Rua Zacheu A. Pacheco, Rua Mariana C. Moda, Rua André Gepes Flores e Rua Arlindo J. Almeida.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
O terreno que abrigava os prédios da antiga HP será transformado em um condomínio logístico de alto padrão da Log, com 95 mil metros quadrados de área bruta locável, beneficiando empresas locais e regionais e criando cerca de 3 mil empregos, entre as fases de construção e operação após a entrega. A previsão é que as obras tenham início no primeiro trimestre de 2024, com a entrega no primeiro semestre de 2025.
REQUALIFICAÇÃO
A instalação da empresa vai reforçar o processo de requalificação da Estrada Samuel Aizemberg, na região do bairro Cooperativa, que atualmente passa por obras de mobilidade. Orçadas em cerca de R$ 40 milhões, as intervenções em execução no local consistem na duplicação de um novo trecho, de 1,25 quilômetro de extensão, que vai do acesso à Rodovia dos Imigrantes, na região industrial do Cooperativa, até o campo do Palestrinha, no Jardim Nazareth. A via passará a ter três faixas de rolamento em cada sentido (sendo duas exclusivas para corredor de ônibus).