Alunos de escola estadual de S.Caetano são levados para a delegacia
Dois estudantes estavam com objetos cortantes, mas não houve nenhuma ameaça
- Alunos de escola estadual de S.Caetano são levados para a delegacia.
Foto: Reprodução/Google
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 13/04/2023
- Compartilhar:
- [addtoany]
Dois estudantes estavam com objetos cortantes, mas não houve nenhuma ameaça
Dois estudantes da Escola Estadual Professora Yolanda Ascêncio, que fica no bairro Olímpico, em São Caetano, foram levados para a delegacia sede da cidade nesta quarta-feira (13/04) porque estavam com objetos cortantes. Ele não fizeram nenhuma ameaça.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, assim que tomou conhecimento dos alunos estavam portando objetos cortantes, a gestão tomou providências imediatas, chamando os responsáveis e as autoridades de segurança pública. As partes foram encaminhadas para a delegacia para registro de Boletim de Ocorrência. Nenhuma ameaça foi feita por parte dos alunos.
“Dirigentes de ensino e autoridades policiais atuam em todas as regiões do estado para conscientizar comunidades escolares e identificar qualquer tipo de ameaça. A Seduc ressalta que as escolas da rede estadual estão atentas aos comportamentos dos estudantes, atuando com a escuta ativa e mediação, buscando solucionar os conflitos identificados. Periodicamente, a equipe CONVIVA SP – Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – promove encontros formativos junto aos COE (Coordenador de Organização Escolar) cujas pautas são voltadas à promoção da cultura da paz, à valorização da vida e à mediação de conflitos”, informou a Secretaria Estadual de Educação.
O que diz a Polícia
A SSP (Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo) informou que os dois alunos foram ouvidos, mas detalhes não podem ser revelados.
“A ocorrência foi registrada na Delegacia de São Caetano do Sul. Duas facas e um martelo foram apreendidas e encaminhadas para perícia. Dois alunos foram ouvidos na presença dos pais. Outros detalhes serão preservados por envolver menores de idade”, informou a SSP por meio de nota oficial.
Medidas anunciadas por Tarcísio
O governador Tarcísio de Freitas, junto aos secretários de estado da Educação, Renato Feder, e de Segurança Pública, Guilherme Derrite, anunciou um pacote com políticas públicas para ampliar a segurança da comunidade escolar em todo o Estado. As novidades foram apresentadas nesta quinta-feira (13), após visita à Escola Estadual Thomazia Montoro.
No âmbito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), serão de R$ 240 milhões investidos para contratação de 550 psicólogos e 1.000 seguranças privados para atuar nas escolas estaduais. Além da ampliação do número de professores com horas exclusivas para lidar com questões de convivência e atualização da Plataforma Conviva – Placon, local para registro de ocorrências escolares na rede estadual de ensino.
“As medidas são resultado de uma ampla pesquisa que fizemos com os profissionais da educação, em uma construção conjunta para a definição de estratégias que contribuam para um melhor ambiente escolar. São ferramentas importantes para que os professores exerçam seu papel com tranquilidade e os pais possam ter segurança com relação as nossas escolas”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.