Aluno de 8 anos de Diadema morre com suspeita de meningite
Como trata-se de doença contagiosa, pais de alunos da Escola Anita e também crianças que estavam na sala de espera do Pronto Socorro Central foram orientados a tomarem medidas de prevenção
- Aluno de 8 anos de Diadema morre com suspeita de meningite.
Foto: R
- Por: Gislayne Jacinto
- Publicado em: 14/11/2023
- Compartilhar:
- [addtoany]
Como trata-se de doença contagiosa, pais de alunos da Escola Anita e também crianças que estavam na sala de espera do Pronto Socorro Central foram orientados a tomarem medidas de prevenção
Um aluno de 8 anos da EMEB Anita Catarina Malfatti, de Diadema, faleceu neste domingo (12/11) e a hipóteses diagnóstica é de meningite meningocócica. O município ainda aguarda laudo do Serviço de Verificação de Óbitos para confirmação.
Por conta da suspeita dessa doença que é contagiosa, a escola tem tomado medidas de prevenção e solicitado aos alunos que entreguem até dia 17 o comprovante de vacinação. Já os alunos do 5º B foram orientados a comparecerem nesta terça-feira (14/11) para realizarem quimioprofilaxia, indicada para quem teve contato próximo com o doente.
O vereador Eduardo Minas disse que vai questionar a Prefeitura sobre quais procedimentos tem adotado diante do fato. “Vamos protocolar requerimento com pedido de informações para a prefeitura de Diadema com o objetivo de buscar informações sobre as razões quanto o falecimento da criança e saber quais estratégias conjuntas e imediatas que possam ser adotadas para conter a propagação da doença e garantir a saúde e segurança da população”, afirmou.
Veja nota da Prefeitura sobre o caso
“A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema informa que está aguardando a confirmação da causa da morte da criança L.E.S. de 8 anos que morreu neste domingo (9/7), no Pronto Socorro Central.
A criança deu entrada no serviço às 0:02 deste domingo, apresentando mal estado geral, com sinais de choque séptico grave, sendo a meningite meningocócica uma das hipóteses diagnósticas. Foi imediatamente avaliada e socorrida na Urgência Pediátrica com suporte ventilatório, hidratação endovenosa, antibioticoterapia e coleta de exames laboratoriais, porém, teve evolução desfavorável, vindo à óbito às 2h15.
Em respeito à família, a Secretaria de Saúde ressalta que zela pela divulgação de informações sobre casos de doenças e óbitos, principalmente os que envolvem crianças, por isso, sempre atua com responsabilidade e aguarda o laudo definitivo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para confirmar a causa da morte.
A pasta esclarece, ainda, que diante da suspeita de meningite, os profissionais adotaram os procedimentos profiláticos mesmo antes da confirmação da doença, inclusive dando orientação aos demais pais e responsáveis que aguardavam atendimento em sala de espera. Os mesmos foram avisados da suspeita diagnóstica e orientados sobre a forma de prevenção da doença.
A Secretaria de Saúde se solidariza com a família pela perda e se coloca à disposição dos familiares para eventuais esclarecimentos”.