Motorista de app tentou se passar por PM; “Vou chamar o comando”
Na noite desta quarta-feira (06/11), um motorista de aplicativo foi detido pela GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo do Campo após ser flagrado dirigindo de forma perigosa na Avenida Luiz Pequeni. O veículo apresentava movimentos em zigue-zague, o que motivou a abordagem por parte dos agentes, preocupados com a segurança de outros motoristas e pedestres.
Durante a abordagem, o condutor, que exalava odor etílico e apresentava sinais de embriaguez, tentou se passar por policial militar, alegando ser Cabo da PM. Ao ser solicitado que apresentasse documentos que comprovassem sua alegação, o homem respondeu de forma evasiva: “Vou chamar o meu comando”. Diante da situação e da recusa em fornecer uma identificação, os guardas municipais verificaram que ele não era policial e, de fato, era motorista de aplicativo.
Após a revista no carro, que não revelou a presença de materiais ilícitos, o motorista foi conduzido ao 1º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, onde a ocorrência foi registrada por embriaguez ao volante (Art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro) e uso indevido de identificação policial (Art. 46 da Lei de Contravenções Penais). O suspeito também foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames laboratoriais.
O caso segue em investigação, e o veículo foi apreendido como parte do processo.