Vítima diz que essa situação é antiga, mas ninguém da Corporação tinha tomado atitude antes dela denunciar o caso à Polícia
Um Boletim de Ocorrência de número IU5187-1/2024 foi registrado na delegacia da mulher de Diadema contra o inspetor comissionado da GCM, identificado como Claudio Pereira da Silva, que atua há 24 anos como agente na Guarda Civil Municipal. A GCM A.C.X., que trabalha há 12 anos na Corporação, foi quem o denunciou por importunação e assédio. Ela tem 53 anos.
Segundo o Boletim de Ocorrência, o inspetor entrou na Central de Operação, colocou a mão no ombro dela, além de beijar o pescoço da guarda que é uma mulher casada.
O fato caiu como um bomba dentro da Guarda. Desde sexta-feira (28/06) o ABCD Jornal apura o fato ocorrido um dia antes. “Essa não é a primeira vez. Isso já vinha acontecendo e nunca ninguém tomou providência quanto a isso. Eu precisei registrar um boletim de ocorrência”, disse a GCM ao ABCD Jornal.
“Esse tipo de comportamento do inspetor já afetou outras mulheres da Corporação que não tiveram coragem de denunciar por ele estar em um cargo superior ao delas”, relatou a GCM.
A GCM disse estar por momentos difíceis depois de tudo que ocorreu na última semana.
Procurada, a Prefeitura afirmou que repudia o fato, afastou o inspetor e afirmou que dará assistência à vítima.
Leia a nota:
“A Prefeitura de Diadema repudia veementemente qualquer forma de assédio e trata com seriedade todas as denúncias recebidas.
Ao tomar conhecimento da denúncia, todas as providências foram imediatamente tomadas, incluindo a notificação ao inspetor de que ele está sendo retirado de suas atribuições enquanto a investigação é conduzida. Uma investigação interna também será realizada pela corregedoria da GCM, após ser oficializada pelo gabinete e pelo comando.
A servidora encontra-se afastada e será oferecido todo o suporte necessário, para garantir sua segurança e bem-estar
Reafirmamos nosso compromisso com a integridade, segurança e respeito a todos os nossos servidores e cidadãos, e seguimos trabalhando para manter um ambiente de trabalho seguro e respeitoso”.
Desde 2021, a Prefeitura de Diadema promove o Programa Patrulha Maria da Penha, uma iniciativa da Guarda Civil Municipal para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, reforçando nosso compromisso com a proteção e apoio a todas as vítimas de violência”.