Referência para outras cidades, principalmente da Grande São Paulo, Feirão de Emprego do Dia do Trabalhador no Ginásio Poliesportivo se consolida com histórico de credibilidade e geração de novas vagas
“Compareci ao Feirão de Emprego do Dia da Mulher de São Bernardo, em março deste ano, e, assim que saí do evento, já recebi contato garantindo uma vaga de emprego. Passei até então dois anos e meio desempregada. Então, considero uma vitória”, frisou a auxiliar de limpeza hospitalar Janaína Batista, de 42 anos, que, confiante, marcou presença nesta sexta-feira (03/05) no Feirão do Dia do Trabalhador, no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, acompanhada do marido, André Teixeira, de 52 anos, vendedor autônomo. “Trouxe meu marido para, desta vez, conseguirmos um trabalho para ele”, emendou.
Depois de passagem pelos guichês das empresas parceiras na iniciativa, Teixeira se mostrou esperançoso em conquistar uma das vagas disponibilizadas para sua recolocação formal no mercado de trabalho, com carteira assinada. “Estou animado, torcendo para que encontremos algo que se encaixe dentro do meu perfil e, assim, voltar para um ramo que gosto muito, que é o de vendas.” O evento, que teve a oferta de mais de 2.000 vagas de emprego, distribuídas por 48 empresas participantes, registrou a participação de 2.500 pessoas.
O modelo de Feirão de Emprego de São Bernardo se tornou referência para outras cidades, principalmente, na Região Metropolitana de São Paulo, em razão da estrutura e organização. Como resultado desta política pública de estímulo à geração de novas oportunidades, o município concentrou 43% dos empregos no Grande ABC em 2024, de acordo com levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do governo federal. Um saldo positivo de 5.002 postos no primeiro trimestre do ano – apenas em março deste ano foram gerados 1.879 novos empregos em São Bernardo.
“É um evento de extrema importância para o desenvolvimento de São Bernardo, pois une quem precisa trabalhar com quem quer contratar. Em uma cidade com a pujança e envergadura de São Bernardo, o poder público tem que ser pró-ativo nesta conjunção de fatores, consolidando essa grande oportunidade. Aliás, criação de emprego continua sendo o melhor programa social que existe, alia dignidade e respeito. O saldo disso é que a cidade lidera o Caged no ano dentro da esfera regional e ocupa, atualmente, a quarta posição no Estado”, salientou o prefeito Orlando Morando.
SELEÇÃO
Para os recrutadores das 48 empresas parceiras da Prefeitura de São Bernardo neste Feirão de Emprego, o formato é ágil e facilita um crivo significativo para o processo de contratação de candidatos. Auxiliar de Recrutamento e Seleção da Siscom, Giuliana Pelaes Caetano afirmou que esta é a terceira vez que a empresa participa do evento na cidade. “Renovamos justamente essa parceria com a Prefeitura porque trata-se de uma estrutura boa de trabalho, tanto para o candidato como para nós”, destacou. Especializada em prestação de serviços de teleatendimento, a Siscom abriu seleção para jovens nos cargos de estagiários e operador de telecobrança.
A Construtora Patriani é outra empresa que tem reforçado a credibilidade dos feirões da cidade. Dentre as vagas ofertadas estavam a de engenheiro, arquiteto, encarregado de obras, ajudante de produção e administrativo, além de cargos inclusivos para diversas áreas. “Os resultados obtidos por nossa empresa com o feirão foram ótimos. Conseguimos avançar e alcançar perfis diferenciados para nossa rede de trabalho. Tenho certeza de que esta nova edição novamente vai nos auxiliar para o preenchimento de vagas”, sustentou a analista de Recursos Humanos Sênior da Patriani, Luane Nogaroto.