VOLTAR
  • Cultura e Lazer

1º dia da Feira Literária de Ribeirão Pires atrai 8 mil pessoas à região central

Visitantes prestigiaram lançamentos de livros, intervenções artísticas, shows e mesas literárias, que receberam, entre outros autores, imortais da ABL

  • 1º dia da Feira Literária de Ribeirão Pires atrai 8 mil pessoas à região central.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 24/09/2022
  • Compartilhar:
  • [addtoany]

Visitantes prestigiaram lançamentos de livros, intervenções artísticas, shows e mesas literárias, que receberam, entre outros autores, imortais da ABL

Feira Literária

1º dia da Feira Literária de Ribeirão Pires atrai 8 mil pessoas à região central. Foto: Divulgação

O intercâmbio cultural promovido neste sábado (24/09) pelo início da Feira Literária de Ribeirão Pires, a FLIRP, movimentou a região central da Estância e atraiu mais de 8 mil pessoas. Durante todo o dia, a pluralidade artística presente na feira realizou debates literários, shows, intervenções artísticas e lançamentos de livros, destaque para a nova obra de Ignácio de Loyola Brandão, imortal da ABL, “Deus, o que quer de nós”.

Com relatos da pandemia do ponto de vista de seus protagonistas, Evaristo e Neluce, Ignácio de Loyola Brandão promoveu o lançamento de seu novo livro “Deus, o que quer de nós”. “ Deixamos de sair, passamos a usar máscara e manter a distância. Isso não era normal. A partir disso, criei dois personagens, que tiveram que aprender a conviver com essa nova realidade e, de certa forma, todos nós passamos pelo mesmo processo”, disse.

Ignácio de Loyola Brandão

Durante a FLIRP, Ignácio de Loyola Brandão promoveu o lançamento de seu novo livro, “Deus, o que quer de nós”. Foto: Divulgação

Antonio Carlos Secchin, poeta, ensaísta, crítico literário e também imortal da ABL, que integrou uma das mesas literárias, destacou a importância da semana de 22 para o modernismo, tema da FLIRP. “Se compararmos com movimentos antigos, como o romantismo ou o parnasianismo, vemos que nenhum deles dispõe de um evento tão grandioso, público e específico para chamar de seu, como foi a semana de 22 para o modernismo”, concluiu.

Programação de Domingo: A FLIRP segue com recheada programação neste domingo, dia 25, das 9h às 21h. Para este dia, os destaques ficam para a presença de Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta e curadora da obra da pintora modernista, Andrea Del Fuego, na mesa literária “O Autor e Sua Obra”, e, para fechar a FLIRP, a banda Samuca e a Selva, que sobe ao palco Vanguarda às 20h.

Casa de Oswald de Andrade

casa de Oswald de Andrade em Ribeirão Pires

Sítio Boa Sorte, local onde viveu o poeta e escritor, Oswald de Andrade. Foto: Divulgação/PRP

A 1ª Feira Literária de Ribeirão Pires sorteou 60 passeios ao Sítio Boa Sorte, local onde viveu o poeta e escritor, Oswald de Andrade. No imóvel, localizado no bairro São Caetaninho, Oswald escreveu parte de sua autobiografia e o Diário Confessional, que foi lançado na feira. Ele viveu no local de 1951 a 1954, segundo informou o diretor de Patrimônio da Prefeitura, Marcílio de Castro Duarte.

quarto de Oswald de Andrade

Quarto de Oswald Andrade em sua casa de Ribeirão Pires. Foto: Gislayne Jacinto

Os passeios ocorreram neste sábado às 12h (somente para jornalistas) e às 16h. Neste domingo (25/09) os visitantes também irão ao local às 12h e às 16h.

Veja vídeo de diretor de Patrimônio da Prefeitura sobre a casa onde Oswald Andrade morou em Ribeirão Pires.